DA TEORIA À PRÁTICA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA / FROM THEORY TO PRACTICE: EXPERIENCES IN GEOGRAPHY FIELD STUDIES

Marcos Clair Bovo, Ricardo Luiz Töws, Carla Julina Rogal

Resumo


O artigo tem como propósito demonstrar a importância da aula de campo na formação do profissional em Geografia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão. A aula de campo consiste em uma importante metodologia de ensino e aprendizagem, exigindo por parte do professor um planejamento relevante: a preparação, a realização, os resultados e a avaliação. A metodologia desta reflexão foi constituída de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos científicos – em específico, o Boletim Paulista de Geografia n°. 84 de 2006, cuja temática é aula de campo. Foram aplicados questionários organizados com questões de múltiplas escolhas e dissertativas aos discentes do 2º, 3º, 4º e 5º anos do curso de Geografia, e, para os docentes, um roteiro de questões seguido de entrevistas, que foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados foram tabulados, seguidos da elaboração de gráficos e análise. Na UNESPAR, destacamos que as contribuições das aulas de campo como metodologia de ensino constituem importante estratégia para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que o professor avance além dos conteúdos aplicados em sala de aula, ampliando a compreensão da realidade.


Palavras-chave


Aula de campo; Metodologia, Teoria; Prática; Geografia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.28828



Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons