BELO HORIZONTE/MG: PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO VETOR NORTE METROPOLITANO / BELO HORIZONTE/MG: DEVELOPMENT PRACTICES IN THE METROPOLITAN NORTH SECTION
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.28465Palavras-chave:
Cidade, Região Metropolitana, Planejamento estratégico, Reestruturação econômico-espacial.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2017.28465
Na cidade capitalista atual, a supremacia do capital financeiro frente ao industrial redefine o sentido de espaço, que passa a assumir, também, a condição de produto imobiliário. O arranjo espacial da cidade capitalista é orientado, então, pelo poder do capital, que utiliza o solo urbano com o propósito de aumentar as forças produtivas. A partir de ambiciosos projetos estratégicos, o Poder Público atua no sentido de flexibilizar suas estruturas produtivas e comerciais, atrair investimentos, promover o turismo, etc., capacitando-as à inserção nas redes da economia global e possibilitando-lhes maior competitividade, tudo sob a ótica da globalização das cidades. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o processo de restruturação econômica espacial implementado pelo Poder Público no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a partir de 2005, e a apropriação do espaço pelo mercado fundiário/imobiliário na região norte e periférica da capital. O plano estratégico metropolitano objetiva a diversificação da base industrial da RMBH, mediante a atração de investimentos e da criação de polos de alta tecnologia, e é acompanhado de grandes obras públicas de infraestrutura e de suporte a serviços. A pesquisa demonstrou que as ações modificadoras procedidas pelo Poder Público têm influenciado a valorização da terra urbana, a apropriação do espaço pelo mercado fundiário/imobiliário e a elitização da região norte e periférica da capital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.