ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO

Autores

  • Heitor Soares de Farias Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.28418

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, Indicadores sintéticos, Indústrias, CSA e Comperj

Resumo

A região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) apresenta a maior densidade demográfica do país, sendo a segunda em concentração de indústrias e veículos e, por conseguinte, de poluentes atmosféricos que são nocivos à saúde humana. Ainda assim, recebeu nos últimos anos duas grandes indústrias (CSA e Comperj), extremamente poluentes. O objetivo deste estudo é identificar as características que tornam os grupos populacionais mais vulneráveis aos efeitos da poluição do ar para mapear a qualidade de vida da população da RMRJ. Para isso, foi construído o Índice de Condição de Vida e Saúde, com dados do Censo 2010, que reúne indicadores de saneamento básico, demografia, renda e educação, que mapeou a RMRJ com o software ArcGis. Os resultados mostraram que os municípios do Rio de Janeiro e Niterói, antiga e atual capitais do estado do Rio de Janeiro, apresentam maior percentual de população com qualidade de vida alta e muito alta, enquanto a periferia apresenta maior concentração de população com qualidade de vida média e baixa. A CSA e o Comperj localizam-se na periferia, onde o quadro social é bem ruim, tornando a população mais vulnerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Soares de Farias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, atuando nas áreas de Planejamento Ambiental e Climatologia.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

de Farias, H. S. (2019). ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO. Geo UERJ, (34), e28418. https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.28418