EVANGÉLICOS, POLÍTICA E ESPAÇO: NOVAS ESTRATÉGIAS RUMO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA?

Autores

  • Mônica Sampaio Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristina Lontra Nacif Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.27012

Palavras-chave:

Evangélicos, Expressão espacial, Política, Brasil e Rio de Janeiro

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.27012

Este trabalho apresenta e discute o crescimento do segmento religioso evangélico no Brasil, principalmente pentecostal, e sua expressão na política e no espaço nacional. Os dados e informações que sustentam este estudo indicam não apenas o fortalecimento dos evangélicos na política, mas sobretudo novas estratégias que pressupõem a ampliação de suas bases, para além do campo religioso, ou estritamente evangélico. Vários segmentos evangélicos têm conseguido representações partidárias e parlamentares importantes nas diversas instâncias de poder, entre eles a Assembleia de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus. Juntos, eles formam um bloco coeso e forte, e cada vez mais conquistam espaços políticos no Executivo e no Legislativo. Para demonstrar essa situação, será primeiramente apresentada a expansão dos evangélicos no país entre os anos 2000-2010. Em seguida, será explicitada a representação política evangélica e as novas estratégias adotadas. Por último, o exemplo do Rio de Janeiro, que acabou de eleger como prefeito, pelo Partido Republicano Brasileiro e com apoio de vários segmentos evangélicos, Marcelo Crivella, da Igreja Universal. O Rio seria, então, um espaço estratégico para o setor evangélico e sua base de apoio rumo à presidência da República, em 2018?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Sampaio Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cristina Lontra Nacif, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Como Citar

Machado, M. S., & Nacif, C. L. (2016). EVANGÉLICOS, POLÍTICA E ESPAÇO: NOVAS ESTRATÉGIAS RUMO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA?. Geo UERJ, (29), 566–586. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.27012

Edição

Seção

Artigos