O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA PROTEGIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO / THE CHALLENGE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PROTECTED AREA AT RIO DE JANEIRO CITY

Nadja Maria Castillho da Costa, Vivian Castilho da Costa

Resumo


Conectar o conhecimento das áreas protegidas brasileiras ao cotidiano das escolas próximas deve ser uma das prioridades da educação ambiental formal. O projeto "A Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca: um Programa de Educação Ambiental para Comunidades" em desenvolvimento pelo Grupo de estudos Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – GEA/UERJ, tem por objetivo desenvolver, junto aos professores e alunos do ensino fundamental, práticas pedagógicas participativas em Educação Ambiental, com o desafio de utilizar o princípio da conservação ambiental como uma das leituras do mundo e ligação com a realidade local, sendo esta representada pelos recursos naturais e remanescentes florestais do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), maior unidade de conservação da cidade do Rio de Janeiro. Até então, foram capacitados 65 professores e cerca de 3000 alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, no caminho da formação de uma rede de conhecimento e atuação na conservação ambiental da área protegida através da gestão participativa. As principais atividades do projeto são: informar e orientar professores e alunos sobre os impactos e soluções ambientais e socioculturais na área protegida; avaliar o desempenho das escolas selecionadas na aplicação/utilização do manual do professor em sala de aula; e formar a rede de conhecimento e diálogo entre as escolas contempladas e destas, com a administração da UC. Foi confeccionado e está sendo utilizado nas escolas, um manual (impresso e em e-book) com 10 módulos de aulas teóricas e atividades práticas, incluindo material e técnicas de sensibilização sensorial para deficientes visuais.

Palavras-chave


unidade de conservação, educação ambiental, escolas, conservação, e impacto socioambiental e ensino fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.26185



Direitos autorais 2018 Geo UERJ

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons