TURISMO RURAL E A PRODUÇÃO DE NOVAS TERRITORIALIDADES EM TERESÓPOLIS (RJ) / RURAL TOURISM AND THE PRODUCTION OF NEW TERRITORIALTIES IN TERESÓPOLIS (RJ)

Autores

  • Rafael Ângelo Fortunato Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cleber Marques de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.26139

Palavras-chave:

Turismo Rural. Redes Populares de Turismo. Agricultura Orgânica. Turismo Solidário

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.26139

A formação de redes populares de turismo é um fenômeno importante que permite renovar o modo de se pensar as políticas públicas de turismo, cujo formato é essencial para promover a sustentabilidade no setor por meio da produção de novas territorialidades associadas às comunidades. No presente artigo apresentamos a atuação da Rede Brasilidade Solidária em Santa Rita, bairro rural de Teresópolis (RJ) na criação e fortalecimento de uma rede popular de turismo voltada para a agricultura orgânica. Com base na concepção teórico-metodológica do turismo solidário apresentamos o roteiro de turismo focado na agricultura orgânica e um mapa informativo. Por fim apresentamos uma proposta de um Fundo de Turismo Solidário, o que faz deste tipo de rede uma forma de manifestação política para produção de territórios turísticos na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Rafael Ângelo Fortunato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Vice-diretor do Instituto de Geografia da Uerj. Professor adjunto do Departamento de Turismo.

Cleber Marques de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Turismo do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Fortunato, R. Ângelo, & Castro, C. M. de. (2017). TURISMO RURAL E A PRODUÇÃO DE NOVAS TERRITORIALIDADES EM TERESÓPOLIS (RJ) / RURAL TOURISM AND THE PRODUCTION OF NEW TERRITORIALTIES IN TERESÓPOLIS (RJ). Geo UERJ, (31), 698–717. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.26139