ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NA BACIA DO RIO PAQUEQUER- RJ / MULTI-CRITERIA ANALYSIS FOR LANDSLIDE SUSCEPTIBILITY MAPPING IN PAQUEQUER RIVER BASIN, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.26037Palavras-chave:
Movimentos de Massa, AHP, Média Ponderada, Suscetibilidade, DesastresResumo
Os movimentos de massa são um dos mais atuantes e impactantes fenômenos relacionados aos desastres. No Brasil, são agravados por uma série de fatores como a presença de maciços montanhosos associados a condições climáticas favoráveis, tal como ocorre na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o grau de influência dos condicionantes na ocorrência de movimentos de massa na Bacia do Rio Paquequer (Teresópolis, RJ) gerando um mapa de suscetibilidade a esses eventos a partir da análise multicritério AHP e Média Ponderada. Foram correlacionados 10 condicionantes ao mapa de inventário de movimentos de massa onde, a partir dos resultados, aplicaram-se pesos a cada um para obter o mapa de suscetibilidade. Cerca de 77% dos pontos de movimentos mapeados estão nas classes de Alta e Muito alta suscetibilidade, ocorrendo principalmente em regiões com declividades entre 8 a 100%, com intensas precipitações, localizados em áreas submetidas a influência antrópica, ou em zonas escarpadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.