ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NA BACIA DO RIO PAQUEQUER- RJ / MULTI-CRITERIA ANALYSIS FOR LANDSLIDE SUSCEPTIBILITY MAPPING IN PAQUEQUER RIVER BASIN, RJ

Autores

  • Evelyn De Oliveira Meirelles Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Francisco Dourado Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vivian Castilho Da Costa Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.26037

Palavras-chave:

Movimentos de Massa, AHP, Média Ponderada, Suscetibilidade, Desastres

Resumo

Os movimentos de massa são um dos mais atuantes e impactantes fenômenos relacionados aos desastres. No Brasil, são agravados por uma série de fatores como a presença de maciços montanhosos associados a condições climáticas favoráveis, tal como ocorre na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o grau de influência dos condicionantes na ocorrência de movimentos de massa na Bacia do Rio Paquequer (Teresópolis, RJ) gerando um mapa de suscetibilidade a esses eventos a partir da análise multicritério AHP e Média Ponderada. Foram correlacionados 10 condicionantes ao mapa de inventário de movimentos de massa onde, a partir dos resultados, aplicaram-se pesos a cada um para obter o mapa de suscetibilidade. Cerca de 77% dos pontos de movimentos mapeados estão nas classes de Alta e Muito alta suscetibilidade, ocorrendo principalmente em regiões com declividades entre 8 a 100%, com intensas precipitações, localizados em áreas submetidas a influência antrópica, ou em zonas escarpadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn De Oliveira Meirelles, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa de Pós-graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis (PPGABFM)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.

Francisco Dourado, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa de Pós-graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis (PPGABFM)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.


Vivian Castilho Da Costa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Laboratório de Geoprocessamento (LAGEPRO)/ Departamento de Geografia Física /Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Meirelles, E. D. O., Dourado, F., & Da Costa, V. C. (2018). ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NA BACIA DO RIO PAQUEQUER- RJ / MULTI-CRITERIA ANALYSIS FOR LANDSLIDE SUSCEPTIBILITY MAPPING IN PAQUEQUER RIVER BASIN, RJ. Geo UERJ, (33), e26037. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.26037

Edição

Seção

Artigos