ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NA BACIA DO RIO PAQUEQUER- RJ / MULTI-CRITERIA ANALYSIS FOR LANDSLIDE SUSCEPTIBILITY MAPPING IN PAQUEQUER RIVER BASIN, RJ

Evelyn De Oliveira Meirelles, Francisco Dourado, Vivian Castilho Da Costa

Resumo


Os movimentos de massa são um dos mais atuantes e impactantes fenômenos relacionados aos desastres. No Brasil, são agravados por uma série de fatores como a presença de maciços montanhosos associados a condições climáticas favoráveis, tal como ocorre na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o grau de influência dos condicionantes na ocorrência de movimentos de massa na Bacia do Rio Paquequer (Teresópolis, RJ) gerando um mapa de suscetibilidade a esses eventos a partir da análise multicritério AHP e Média Ponderada. Foram correlacionados 10 condicionantes ao mapa de inventário de movimentos de massa onde, a partir dos resultados, aplicaram-se pesos a cada um para obter o mapa de suscetibilidade. Cerca de 77% dos pontos de movimentos mapeados estão nas classes de Alta e Muito alta suscetibilidade, ocorrendo principalmente em regiões com declividades entre 8 a 100%, com intensas precipitações, localizados em áreas submetidas a influência antrópica, ou em zonas escarpadas.


Palavras-chave


Movimentos de Massa; AHP; Média Ponderada;Suscetibilidade; Desastres

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.26037



Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons