O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE GEOGRAFIA/UFGD: LINGUAGENS, PRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Silvana de Abreu, Adáuto de Oliveira Souza

Resumo


doi: 10.12957/geouerj.2016.25825

É objetivo deste trabalho, analisar o processo formativo dos professores de Geografia considerando políticas instaladas recentemente no Brasil, cujas proposições visam melhorar a prática do professor, o que significa atuar na sua formação e na formação do estudante, no Ensino Básico. Dessa forma, nos voltamos para a experiência promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado como política governamental para promover melhorias na formação de professores e também na educação básica. O Programa concede bolsas para alunos das licenciaturas participantes, orientados por professores universitários que elaboram e coordenam o Projeto, bem como bolsas para professores-supervisores, nas escolas envolvidas, para dedicarem-se aos projetos, dos quais também são sujeitos. Os acadêmicos vivenciam as questões que envolvem a escola, a formação (fora da sala de aula) e o planejamento escolar. Como desdobramento do PIBID/Geografia/UFGD, o ganho para a formação do futuro professor comparece em experiências registradas evidenciando a incorporação de diferentes linguagens e práticas formadoras que buscam superar o uso do livro didático sem, contudo, desprezá-lo. Ademais, tem permitido trocas significativas para o desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, contribuindo para a busca compartilhada de alternativas didáticas orientadas para práticas educativas que possibilitem articulação e dinamização do processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto inerente ao PIBID Geografia é a contribuição para a valorização do trabalho docente e estabelecimento de relações colaborativas entre a escola de Educação Básica e a Universidade.


Palavras-chave


Política educacional; Iniciação à docência; Ensino e aprendizagem em Geografia; Alfabetização geográfica e Linguagens.

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DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.25825



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