AS ENCHENTES URBANAS E O CRESCIMENTO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ESTUDOS EM DIREÇÃO A UMA CARTOGRAFIA DAS ENCHENTES URBANAS / THE FLOODS AND URBAN GROWTH OF RIO DE JANEIRO CITY: STUDIES TOWARD AN CARTOGRAPHY OF URBAN FLOODS
Resumo
Desde a sua fundação, o crescimento da cidade do Rio de Janeiro foi determinado pelas inúmeras e intensas intervenções antrópicas no ambiente natural. Nesse processo, foram identificados vários aterros de lagoas e de porções litorâneas, mudanças na rede de drenagem e o desmatamento de encostas e sua ocupação. Considerando essas intervenções, associadas ao relevo – planícies em contato direto com maciços costeiros - e ao clima em que a cidade está inserida – com chuvas intensas e/ou de elevada altura, o Rio de Janeiro tem a ocorrência de enchentes urbanas com grande frequência, principalmente nos meses de verão. A área de estudo são os bairros da Grande Tijuca, na zona norte da cidade, que sofre constantemente com as inundações e os problemas sociais, econômicos e ambientais daí decorrentes. Nessa área, foram desenvolvidas propostas de mapeamento das enchentes urbanas em diferentes momentos das últimas duas décadas, utilizando métodos e técnicas distintas, mas que, analisadas sob um olhar teórico-metodológico, contribuem para o avanço da compreensão e espacialização do fenômeno, e, principalmente, caminham na direção de uma cartografia das enchentes urbanas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.25685
Direitos autorais 2018

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj