(RE)EXISTÊNCIA DOS PRODUTORES DE ABACAXI EM MONTE ALEGRE DE MINAS (MG) / (RE) EXISTENCE OF PINEAPPLE PRODUCERS IN MONTE ALEGRE DE MINAS (MG)

Autores

  • Alessandra Rodrigues Guimarães Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Vera Lúcia Salazar Pessôa Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25056

Palavras-chave:

Cultivo de abacaxi. Processo produtivo. Agricultura familiar. Resistência. Monte Alegre de Minas (MG).

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.25056

As atividades agropecuárias sempre foram a base da economia do município de Monte Alegre de Minas. No que se refere à produção do abacaxi, a história desse cultivo no município iniciou-se na década de 1940, por um produtor natural de Caicó (RN). Desde então, a produção começou a se expandir no município. A década de 1980 foi o período auge de produção. O município foi reconhecido, nacionalmente, como a “Capital Nacional do Abacaxi”, pois tinha uma produção anual de 149 milhões de frutos colhidos. Entretanto, no final da década de 1990, esta produção começou a decair, devido a fatores, como o custo de produção, falta de incentivos, a inserção da cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro, o cultivo da soja e do milho. E, com isso, muitos produtores interromperam o cultivo do fruto, pois estavam obtendo mais lucro com o plantio de outras lavouras, do que com o próprio cultivo do abacaxi. Mesmo apresentando decréscimo na produção, o cultivo de abacaxi em Monte Alegre de Minas causou uma (re)organização produtiva no município. Desse modo, o presente trabalho visa mostrar as estratégias de reprodução dos agricultores familiares produtores de abacaxi, frente às transformações socioespaciais e econômicas no município de Monte Alegre de Minas (MG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues Guimarães, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui Graduação (2011) em Geografia na modalidade de Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal em Ituiutaba (MG). Mestre em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (GO). Atualmente realiza o curso de Doutorado na Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/Campus Rio Claro (SP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nas seguintes temas: agricultura familiar; modernização da agricultura; assentamentos rurais; políticas públicas.

Vera Lúcia Salazar Pessôa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (1974), especialização em Geografia Humana pela PUC/Minas(1977), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação em Geografia/UFG/Regional Catalão. Foi professora do PPGEO/UFU de 1997 a 2011.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos, reforma agrária ,conflitos de terra, meio técnico-científico-informacional, modernização da agricultura, políticas públicas, agricultura familiar/agricultura camponesa. Outra área de atuação é Metodologia Científica com ênfase para a pesquisa qualitativa.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Guimarães, A. R., & Pessôa, V. L. S. (2017). (RE)EXISTÊNCIA DOS PRODUTORES DE ABACAXI EM MONTE ALEGRE DE MINAS (MG) / (RE) EXISTENCE OF PINEAPPLE PRODUCERS IN MONTE ALEGRE DE MINAS (MG). Geo UERJ, (31), 621–647. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25056