OS DISTRITOS MUNICIPAIS NO BRASIL: UMA LEITURA GEOGRÁFICA A PARTIR DE JAMAICA E JACIPORÃ, MUNICÍPIO DE DRACENA (SÃO PAULO/BRASIL) / THE MUNICIPAL DISTRICTS IN BRAZIL: A GEOGRAPHY READING OF JAMAICA AND JACIPORÃ, MUNICIPALITY OF DRACENA (SÃO PAULO/BRAZIL)

Autores

  • Maryna Vieira Martins Antunes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.24942

Palavras-chave:

Distritos municipais. Ruralidades. Jamaica e Jaciporã/Dracena-SP-Brasil

Resumo

Busca-se apresentar e discutir os resultados da pesquisa de mestrado realizada nos distritos municipais de Jamaica e Jaciporã, Dracena, Estado de São Paulo, cujo objetivo principal foi analisar as características econômicas, sociais e culturais engendradas na organização espacial dos distritos municipais, decorrentes das mudanças verificadas no setor agropecuário regional. As etapas da pesquisa incluíram revisão bibliográfica, sistematização de dados de fonte secundária, pesquisa de campo (observação, aplicação de questionários e realização de entrevistas) e análise dos dados e informações produzidas. Foram explorados, além dos aspectos formais dos distritos, os traços engendrados pelas modificações no setor agropecuário regional, percebidas a partir da crise da cafeicultura entre as décadas de 1970 e 1980. Averiguou-se que as mudanças na estrutura fundiária e nas relações de trabalho contribuíram para que os distritos se tornassem espaços, majoritariamente, destinados ao uso residencial para a população empregada no setor de serviços na cidade de Dracena. Houve diminuição da população vivendo nos distritos e, principalmente, no entorno – áreas do rural disperso. Nos distritos nota-se que a ruralidade ultrapassa o setor agrícola e é marcada pela convivência, proximidade e laços de parentesco entre os moradores e pelas estratégias “solidárias” desenvolvidas pela população a fim de alcançar amenidades no cotidiano, solução de conflitos e melhorias nos distritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryna Vieira Martins Antunes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestra em Geografia (2016)  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho sob orientação da Profª.Drª. Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol. Possui graduação em Licenciatura (2011) e Bacharelado (2012) em Geografia pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA) vinculado ao departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP - Campus Presidente Prudente-SP

Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1985), campus de Presidente Prudente; mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1991 e 2000), campus de Rio Claro; e pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales do CRBC - Paris (2005). Atuou como professora concursada do ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1987-1990). Foi docente do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Centro Universitário de Três Lagoas (1988-1993); e, atualmente é professora assistente doutora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da FCT da Universidade Estadual Paulista, campus de Pres. Prudente. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas; segurança alimentar; organização do espaço; relações campo-cidade; estratégias de reprodução social; formas de organização coletiva; desenvolvimento local e regional.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

Antunes, M. V. M., & Hespanhol, R. A. de M. (2018). OS DISTRITOS MUNICIPAIS NO BRASIL: UMA LEITURA GEOGRÁFICA A PARTIR DE JAMAICA E JACIPORÃ, MUNICÍPIO DE DRACENA (SÃO PAULO/BRASIL) / THE MUNICIPAL DISTRICTS IN BRAZIL: A GEOGRAPHY READING OF JAMAICA AND JACIPORÃ, MUNICIPALITY OF DRACENA (SÃO PAULO/BRAZIL). Geo UERJ, (32), e24942. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.24942

Edição

Seção

Artigos