OS DISTRITOS MUNICIPAIS NO BRASIL: UMA LEITURA GEOGRÁFICA A PARTIR DE JAMAICA E JACIPORÃ, MUNICÍPIO DE DRACENA (SÃO PAULO/BRASIL) / THE MUNICIPAL DISTRICTS IN BRAZIL: A GEOGRAPHY READING OF JAMAICA AND JACIPORÃ, MUNICIPALITY OF DRACENA (SÃO PAULO/BRAZIL)

Maryna Vieira Martins Antunes, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol

Resumo


Busca-se apresentar e discutir os resultados da pesquisa de mestrado realizada nos distritos municipais de Jamaica e Jaciporã, Dracena, Estado de São Paulo, cujo objetivo principal foi analisar as características econômicas, sociais e culturais engendradas na organização espacial dos distritos municipais, decorrentes das mudanças verificadas no setor agropecuário regional. As etapas da pesquisa incluíram revisão bibliográfica, sistematização de dados de fonte secundária, pesquisa de campo (observação, aplicação de questionários e realização de entrevistas) e análise dos dados e informações produzidas. Foram explorados, além dos aspectos formais dos distritos, os traços engendrados pelas modificações no setor agropecuário regional, percebidas a partir da crise da cafeicultura entre as décadas de 1970 e 1980. Averiguou-se que as mudanças na estrutura fundiária e nas relações de trabalho contribuíram para que os distritos se tornassem espaços, majoritariamente, destinados ao uso residencial para a população empregada no setor de serviços na cidade de Dracena. Houve diminuição da população vivendo nos distritos e, principalmente, no entorno – áreas do rural disperso. Nos distritos nota-se que a ruralidade ultrapassa o setor agrícola e é marcada pela convivência, proximidade e laços de parentesco entre os moradores e pelas estratégias “solidárias” desenvolvidas pela população a fim de alcançar amenidades no cotidiano, solução de conflitos e melhorias nos distritos.

Palavras-chave


Distritos municipais. Ruralidades. Jamaica e Jaciporã/Dracena-SP-Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.24942



Direitos autorais 2018 Geo UERJ

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons