POTENCIAL PEDOCLIMÁTICO DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR (SACCHARUM SPP) / PEDOCLIMATIC POTENTIAL OF THE PARAÍBA STATEFOR CULTURE OF THE SUGAR CANE (SACCHARUM SPP)

Autores

  • Paulo Roberto Megna Francisco Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Djail Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Eduardo Rodrigues Viana de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.23167

Palavras-chave:

Geotecnologias, Planejamento de uso da terra, Potencial pedológico, Probabilidade, Aptidão climática.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.23167

Este trabalho objetivou avaliar o potencial pedoclimático do Estado da Paraíba para a cultura agrícola da cana de açúcar. Na obtenção dos mapas de potencial pedoclimático, as informações do potencial dos solos foram cruzadas com as da aptidão climática considerando três cenários pluviométricos: anos chuvosos, anos regulares e anos secos. O cruzamento das informações foi realizado por meio de técnicas de geoprocessamento utilizando o software SPRING e obtendo-se os mapas do potencial pedoclimático. O resultado das interpretações foi classificado em quatro classes de potencial pedoclimático: Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo. Com o uso de técnicas de geoprocessamento foi possível a espacialização das áreas e definir os ambientes favoráveis de potencial da cultura da cana de açúcar. Foram observadas diferenças significativas na extensão territorial das classes e subclasses de potencial pedoclimático do Estado da Paraíba que apresentou variações de ordem pedológica e climática em seu território, influenciando no potencial pedoclimático para a cultura da cana de açúcar. O potencial de cultivo da cana de açúcar está concentrado no Litoral do Estado e em pequena área na região do Brejo. O potencial pedoclimático Muito Alto não foi representado no mapeamento devido as restrições pedológicas e climáticas. A exigência hídrica e pedológica para a cultura da cana de açúcar restringiu as áreas de plantio no Estado. Não foi possível mapear áreas menores, devido à escala de trabalho, havendo a possibilidade do cultivo da cultura da cana de açúcar em pequenas áreas que não foram identificadas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Megna Francisco, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

TECNOLOGO AGRICOLA - MECANIZAÇÃO UNESP

MS. AGRONOMIA EM MANEJO SOLO E AGUA UFPB

DR. EM ENG AGRICOLA - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM UFCG

PESQ CNPQ/FAPESQ UFPB

GRADUANDO EM ENG AGRICOLA UFCG

Djail Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

ENG. AGRONOMO

DR EM CIENCIA DO SOLO

PROF TITULAR DSER CCA UFPB

Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

GEOGRAFO

DR EM GEOGRAFIA

PROF ASSOC CCEN UFPB

Downloads

Publicado

2017-06-11

Como Citar

Francisco, P. R. M., Santos, D., & Lima, E. R. V. de. (2017). POTENCIAL PEDOCLIMÁTICO DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR (SACCHARUM SPP) / PEDOCLIMATIC POTENTIAL OF THE PARAÍBA STATEFOR CULTURE OF THE SUGAR CANE (SACCHARUM SPP). Geo UERJ, (30), 343–363. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.23167