O ASPECTO SIMBÓLICO NA RELAÇÃO DO HOMEM COM A TERRA / THE SYMBOLIC ASPECT IN THE RELATIONSHIP BETWEEN MAN AND EARTH

Autores

  • Bárbara Helenni Gebara Santin Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.22647

Palavras-chave:

Geografia humanista, Percepção, Homem x Meio, Simbologia, Significado.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.22647

O presente artigo discute conceitos da geografia humanista e sua área fenomenológica de estudo referente à relação do homem com a Terra. Essa relação se dá na influência do meio sobre o homem, bem como na criação de significados e valores que influenciam o meio. Atentando para a importância do aspecto simbólico na geografia, com o qual se insere significado ao mundo concreto, este artigo tem como metodologia pesquisa bibliográfica em materiais de geografia cultural, geografia humanista, filosofia e psicologia, nas quais o principal tema é a relação do homem com o meio. O artigo se propõe a pensar a necessidade de uma reconexão dos homens com o mundo ao seu redor, sendo seu objetivo conectar as simbologias presentes no espaço com as percepções que se tem dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Helenni Gebara Santin, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geografia da UERJ.

Downloads

Publicado

2017-06-11

Como Citar

Santin, B. H. G. (2017). O ASPECTO SIMBÓLICO NA RELAÇÃO DO HOMEM COM A TERRA / THE SYMBOLIC ASPECT IN THE RELATIONSHIP BETWEEN MAN AND EARTH. Geo UERJ, (30), 329–342. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.22647