GRUPOS DE PODER, SEGREGAÇÃO E COOPERAÇÃO: OS SUÁBIOS DO DANÚBIO EM GUARAPUAVA/PR / GROUPS OF POWER, SEGREGATION AND COOPERATION: DANUBE SWABIANS IN GUARAPUAVA/PR

Autores

  • Marcia da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Gilson Aparecido Boschiero Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.22330

Palavras-chave:

Suábios no Paraná, cooperação, segregação, desenvolvimento.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.22330

Este texto busca compreender como os suábios do Danúbio, imigrantes do leste europeu (Iugoslávia, Hungria e Romênia) se constituem como grupo de poder político-econômico e a contribuição destes para o desenvolvimento da região de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. Os suábios do Danúbio saíram compulsoriamente do sudeste da Europa para viver em campos de refugiados na Áustria, após a Segunda Guerra Mundial. Em decorrência, 500 famílias inscreveram-se em um projeto que visava a criação de uma cooperativa agrícola no Brasil a partir de incentivos governamentais do país e do exterior. Com a chegada ao Brasil fundaram a Cooperativa Agrária, em 1951. O texto foi elaborado a partir da investigação qualitativa obtida pela coleta de dados documentais sobre a cooperativa, a vida cultural e político-econômica dos imigrantes, dados secundários de órgãos institucionais e entrevistas. Como resultados desta investigação podemos afirmar que a instalação do grupo cooperou economicamente para o município, mas não de forma equânime. Houve, ainda, um processo de segregação (ou auto segregação/diferenciação) territorial e intensa valorização da tradição e cultura germânicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduada e pós-graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Presidente Prudente. Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política, mais especificamente sobre poder, políticas públicas e dinâmica do território, áreas nas quais tem projetos financiados pelo CNPq e pela Fundação Araucária. É professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, no Paraná (graduação, mestrado e doutorado) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM - mestrado e doutorado). É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional e membro do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Política, Econômica e Social (GEPES). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Geografia da Unicentro e membro da diretoria da ANPEGE (2007-2009). É membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária. Pós-doutora em Geografia pela Universidade de Lisboa (2014).

Gilson Aparecido Boschiero, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi editor-apresentador do Paraná TV, da RPC Guarapuava integrante do GRPCOM durante 8 anos. Atualmente é professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Silva, M. da, & Boschiero, G. A. (2017). GRUPOS DE PODER, SEGREGAÇÃO E COOPERAÇÃO: OS SUÁBIOS DO DANÚBIO EM GUARAPUAVA/PR / GROUPS OF POWER, SEGREGATION AND COOPERATION: DANUBE SWABIANS IN GUARAPUAVA/PR. Geo UERJ, (31), 535–552. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.22330