CURRÍCULO, CONHECIMENTO E DISCURSO: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

Autores

  • Guilherme Augusto Rezende Lemos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.19466

Palavras-chave:

Educação, currículo, estética

Resumo

Doi: 10.12957/geouerj.2015.19466

 

O presente artigo tenta pensar a Educação como estética ou como fruição, ou seja, ação de aproveitar ou usufruir de alguma oportunidade, uma utilização prazerosa de algo, um gozo e se concentra em três recortes, o primeiro, desenvolvendo um pouco o conceito de estética, não como filosofia da arte, mas como proposição do próprio homem como obra de arte; o segundo, obsevando um panorama da produção de sentidos em disputa que revela muito mais nosso modo de estar no mundo do que a contraposição de “argumentos verdadeiros”; por fim, aumentando a lente do microscópio, observaremos um mesmo fenômeno social suscitando visões opostas de mundo, para concluir o próprio discurso como fruição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Rezende Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na área de currículo, com a tese "O sujeito descentrado e a educação como estética", sob a orientação da Professora Elizabeth Fernandes de Macedo, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade do Porto - Portugal, bolsa FAPERJ, agosto a dezembro de 2011. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, currículo, didática, formação de professores, cultura e filosofia.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Lemos, G. A. R. (2015). CURRÍCULO, CONHECIMENTO E DISCURSO: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. Geo UERJ, (27), 309–322. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.19466

Edição

Seção

Artigos