GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO FINANCEIRA E TECNOLÓGICA ENTRE OS PAÍSES EMERGENTES: O Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS

Autores

  • Hindenburgo Francisco Pires Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.18952

Palavras-chave:

Globalização, Desregulação Financeira, Desigualdade Social, Banco do BRICS.

Resumo

Doi: 10.12957/geouerj.2015.18952

 

Este trabalho analisa como a desregulação financeira e a falência do sistema de crédito das economias centrais (Estados Unidos da América, Reino Unido, Japão e União Europeia) estão influenciando nos processos de integração e recomposição financeira e tecnológica dos países emergentes a partir do banco de desenvolvimento do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O objetivo é mostrar que ações contra hegemônicas ao atual modelo financeiro neoliberal desregulado como, por exemplo: a criação do banco do BRICS, a construção de infraestrutura de gasodutos e a construção de redes paralelas à Internet que é controlada pelos Estados Unidos, poderão desencadear um rearranjo geopolítico no modelo atual de acumulação globalizado do capital financeiro internacional. Para a realização dessa investigação foram levantados e coletados dados estatísticos e informações econômicas e financeiras nas seguintes instituições de pesquisas: Banco Mundial (World Bank), Fundo Monetário Internacional (FMI), Tesouro dos EUA (U.S. Treasury), Divisão de Pesquisa e Estatística Monetárias e Negócios da Reserva Federal dos EUA Federal (Reserve Board, Divisions of Research & Statistics and Monetary Affairs), Estatísticas da Europa (Eurostats), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A meta desse trabalho é contribuir com um conjunto de reflexões e questões para o debate sobre como a crise financeira, o endividamento dos EUA e das economias centrais estão compelindo os países emergentes a procurarem: a) novas formas de integração regional; b) arranjos econômicos, comerciais, tecnológicos e financeiros; e c) alternativas sustentáveis que minimizem as desigualdades sociais agravadas pelas políticas de mundialização do neoliberalismo econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hindenburgo Francisco Pires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bolsista Prociencia da Fundação Carlos Chagas (FAPERJ) e de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA SA - Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Pires, H. F. (2015). GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO FINANCEIRA E TECNOLÓGICA ENTRE OS PAÍSES EMERGENTES: O Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS. Geo UERJ, (27), 283–292. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.18952

Edição

Seção

Artigos