TOPONÍMIA, PODER E IDENTIDADE: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS LOGRADOUROS CENTRAIS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO

Autores

  • Luiz Eduardo Neves dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.18873

Palavras-chave:

Toponímia, Logradouros, Identidade Cultural, Poder, São Luís.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.18873

 

O trabalho apresenta uma discussão acerca da toponímia dos logradouros da cidade de São Luís, no que tange a sua mais antiga área de ocupação, o Centro. Investiga-se historicamente de que forma estes topônimos se formaram e por que alguns deles permanecem e outros não. A análise das relações existentes entre a linguagem toponímica e a identidade do grupo que se apropria dela é outra questão que merece destaque. Procura-se atestar ainda que a nomeação desses logradouros é um traço cultural inquestionável, por isso construtor e externalizador de identidades, mas também se constitui enquanto estratégia de poder, representado pela instituição de leis por parte do poder público que determina a maneira como acontecerá a nomeação. A metodologia de classificação dos topônimos é baseada a partir da proposta de Dick (1992). O objetivo da pesquisa é analisar a importância histórica e socioespacial dos topônimos, resgatando seus antigos nomes e procurando entender quais as reais motivações que o grupo dominante possui no ato da nomeação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Neves dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Geoprocessamento Aplicado ao Cadastro Multifinalitário pelo Centro de Desenvolvimento de Conhecimentos e Habilidades (CEDECON) e Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão. Ocupa o cargo de Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Habilitação Geografia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Grajaú sob o Regime de Dedicação Exclusiva. Possui experiência na área de Economia Urbana, Geografia Urbana e Cultural, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: Produção do Espaço, Paisagem Urbana, Verticalização, Urbanização, Segregação Socioespacial, Toponímia Urbana, Cotidiano Urbano e Problemas Ambientais nas Cidades.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

dos Santos, L. E. N. (2016). TOPONÍMIA, PODER E IDENTIDADE: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS LOGRADOUROS CENTRAIS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO. Geo UERJ, (28), 171–195. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.18873

Edição

Seção

Artigos