O PROCESSO DE TURISTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EM SANTUÁRIOS E EVENTOS CATÓLICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM-PA / THE TOURISTIFICATION SPACE PROCESS IN SANCTUARIES AND EVENTS CATHOLICS: AN ANALYSIS ABOUT THE CÍRIO DE NAZARÉ IN BELÉM-PA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.18275Palavras-chave:
Círio de Nazaré, turismo religioso, turistificação de espaços, território, territorialidades.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2017.18275
O Círio de Nazaré em Belém do Pará é realizado desde 1793 e, ao longo dos anos, tornou-se um complexo de eventos sagrados e profanos, atraindo milhares de turistas para a cidade no mês de outubro. Visando analisar a turistificação de espaços em santuários e eventos católicos a partir da atuação dos agentes envolvidos nesse processo, esse artigo enfoca a referida festividade, realizando-se, para tanto, pesquisas bibliográfica e de campo, bem como entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstraram a diversidade das intenções dos agentes, que por suas convergências e divergências, promovem parcerias e conflitos de territorialidades. A análise desse processo possibilita a compreensão da importância de cada agente e a necessidade de se buscar o entendimento entre eles de modo a democratizar os benefícios ocasionados pela atividade turística, mais especificamente em seu segmento religioso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.