DIFERENTES CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO URBANO

Autores

  • Thiago Andrade Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.16281

Palavras-chave:

Urbanização, Urbano, Espaço, Teorias urbanas, Dialética.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.16281

 

Neste artigo, busca-se analisar algumas das mais recorrentes abordagens acerca do processo de urbanização e suas principais contribuições e limitações. Partimos do pressuposto de que os textos que estabelecem os nexos entre o urbano e a ideia de espaço socialmente produzido estão na vanguarda dos estudos urbanos, pois são abordagens que evitam ortodoxias e trazem uma abordagem mais espacial acerca dos processos sociais. Em relação aos estudos urbanos, a abordagem aberta e apontada para o possível de Henri Lefebvre possui os insights teóricos mais bem desenvolvidos na atualidade, pois ele foi quem melhor entendeu a dialética e a componente espacial desse processo. Outras importantes contribuições trouxeram diferentes abordagens. Nesse sentido, nosso enfoque busca mostrar a importância de ligarmos as parcelas retiradas da realidade aos processos sociais que se desenvolvem em escalas diferentes e constituem diferentes espaços e tempos. Tal enfoque deve incluir os estudos acerca do fenômeno urbano. Para tal finalidade, a teoria do espaço socialmente produzido desenvolvida por Lefebvre trouxe grandes contribuições e permite que se pense o urbano em uma perspectiva dialética, o que implica a revelação de suas conexões com a totalidade dos processos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Andrade Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Mestre em Geografia pelo Programa de pós-graduação em Geografia da UFMG (Conceito CAPES 5), área de Concentração Organização do Espaço. Linha de Pesquisa: Produção do Espaço, Geografia Urbana, Planejamento urbano e regional, Economia Política da Urbanização e Teorias Urbanas.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Santos, T. A. (2016). DIFERENTES CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO URBANO. Geo UERJ, (28), 66–95. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.16281

Edição

Seção

Artigos