GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UMA DIDÁTICA REFLEXIVA DO ESPAÇO NA ESCOLA

Autores/as

  • Marlene Macário de Oliveira
  • Paulo Sergio Cunha Freitas

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2009.1408

Palabras clave:

Educação Ambiental, Geografia, Prática de Ensino em Geografia.

Resumen

doi: 10.12957/geouerj.2009.1408

 

Entre os muitos desafios que se colocam à didática da geografia nos sistemas de ensino está presente o discurso da Educação Ambiental a partir da interação do homem com o Meio Ambiente. Esse, ora é veiculado seguindo a perspectiva dos discursos midiáticos, ora manifesta reduções no trato pedagógico que se (re) constrói cotidianamente na sala de aula e, consequentemente, na educação materializada na sociedade. O presente artigo busca refletir o tema a partir das orientações teórico-metodológicas construídas na Geografia Critica e na Geografia Humanística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-08-08

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Marlene Macário; FREITAS, Paulo Sergio Cunha. GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UMA DIDÁTICA REFLEXIVA DO ESPAÇO NA ESCOLA. Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 19, p. 161–178, 2009. DOI: 10.12957/geouerj.2009.1408. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1408. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Artigos