GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UMA DIDÁTICA REFLEXIVA DO ESPAÇO NA ESCOLA

Marlene Macário de Oliveira, Paulo Sergio Cunha Freitas

Resumo


doi: 10.12957/geouerj.2009.1408

 

Entre os muitos desafios que se colocam à didática da geografia nos sistemas de ensino está presente o discurso da Educação Ambiental a partir da interação do homem com o Meio Ambiente. Esse, ora é veiculado seguindo a perspectiva dos discursos midiáticos, ora manifesta reduções no trato pedagógico que se (re) constrói cotidianamente na sala de aula e, consequentemente, na educação materializada na sociedade. O presente artigo busca refletir o tema a partir das orientações teórico-metodológicas construídas na Geografia Critica e na Geografia Humanística.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Geografia, Prática de Ensino em Geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2009.1408



Direitos autorais



ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons