O LUGAR EM SUA MULTIDIMENSIONALIDADE

Autores

  • Marcio Luis Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.13988

Palavras-chave:

Geografia humanística, Multidimensionalidade, Lugar, Materialidade, Imaterialidade.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.13988


Em sua concepção clássica, o humanismo em geografia valoriza a existência em detrimento ao mundo material. O lugar vivido, no entanto, pressupõe o material e a imaterialidade; o concreto e o abstrato; o objetivo e o subjetivo. Como negligenciar a materialidade e os eventos espaciais que nos saltam aos olhos? Será que o mundo material que nos cerca, bem como as dinâmicas pelas quais estamos envoltos, não influenciam nossa existência? Uma das principais características do humanismo em geografia é sua natureza holística, vislumbrando a totalidade a fim de não perder a riqueza do todo. Não foi na brecha deixada pelo objetivismo exacerbado e pela consequente negligência aos valores subjetivos dos indivíduos e grupos sociais, atrelado aos paradigmas positivistas e neopositivistas, que o humanismo em geografia emergiu? Na minha concepção, o resultado do divórcio entre as dimensões objetivas e subjetivas da realidade, é a construção de uma geografia que não comunga com os anseios de uma ciência que nasceu com a ambição de descortinar o mundo em sua totalidade e diversidade. Nesse texto, meu objetivo é propor um exemplo de análise na linha intermediária, qual seja a integração cada vez maior entre as dimensões subjetivas e objetivas da realidade: o espacial e o existencial; o material e o imaterial etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Luis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Geógrafo especialista em políticas territoriais no estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2006), mestre (UERJ - 2010) e doutorando em geografia (UERJ).

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Fernandes, M. L. (2016). O LUGAR EM SUA MULTIDIMENSIONALIDADE. Geo UERJ, (28), 96–115. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.13988

Edição

Seção

Artigos