REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DOS PLANOS DIRETORES: O ELDORADO E A MÍMESE DO PLANEJAMENTO EM MARINGÁ - PARANÁ

Autores

  • Paulo Miguel de Bodas Terassi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Rodrigo Vilas Boas de Souza Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.12378

Palavras-chave:

Plano Diretor, Planejamento Municipal, Gestão Participativa, Mímese, Eldorado.

Resumo

Doi: 10.12957/geouerj.2015.12378

 

Os Planos Diretores devem servir como um instrumento teórico-metodológico que conheça o território municipal e indique uma profilaxia para a prática de políticas que endossem a busca de um município com condições próximas às ideais para sua população. O presente artigo tem como objetivo discutir o papel desempenhado pela população na formulação das diretrizes dos Planos Diretores Municipais e a efetividade do conteúdo destes para a defesa e garantia ao direito à cidade, tendo como exemplo o contexto dos processos políticos e as características de tal documento em Maringá, Paraná. Observou-se que as diretrizes dos mesmos defendem os interesses das classes sociais mais abastadas, dominantes nas relações de poder, exercem pressões para que a infraestrutura urbana criada pelos agentes públicos atendam os desejos, especialmente, do mercado imobiliário. O Plano Diretor surge como uma falsa solução para a amenização das disparidades socioeconômicas, haja vista que as ideias e as propostas para a efetivação do direito à cidade apresentam uma falsificação da realidade, que pelo seu conteúdo raso e ineficaz é compreendido de forma mimética. Sobretudo, os Planos Diretores representam um mecanismo para a exploração da riqueza da cidade, metaforicamente mencionado como o “Eldorado” do planejamento municipal, pois ao subsidiar o fomento dos interesses do capital, representam uma fonte abundante de exploração nas relações sócio-econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Miguel de Bodas Terassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá. Bolsista CNPq. Área de atuação: Planejamento e Gestão Territorial, Climatologia Geográfica, Pedologia.

Mestre em Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

Rodrigo Vilas Boas de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Geógrafo pela Universidade Estadual de Maringá. Área de atuação: Planejamento territorial e Geografia Urbana.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Terassi, P. M. de B., & Vilas Boas de Souza, R. (2015). REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DOS PLANOS DIRETORES: O ELDORADO E A MÍMESE DO PLANEJAMENTO EM MARINGÁ - PARANÁ. Geo UERJ, (27), 120–136. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.12378

Edição

Seção

Artigos