A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO NOS MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PETRÓLEO E GÁS DAS REGIÕES NORTE FLUMINENSE E BAIXADAS LITORÂNEAS

Juliana Higa Bellini, Ítalo Caixeiro Stephan

Resumo


Doi: 10.12957/geouerj.2015.11702

 

A exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos – RJ desencadeou uma série de transformações nos municípios das regiões Norte Fluminense – RJ e Baixadas Litorâneas – RJ, causada pela inserção nos modernos circuitos de produção globalizados que aplicam nesses municípios referenciais produtivos e econômicos extralocais. Estas transformações levaram a formação de uma nova região denominada região produtiva de petróleo e gás, cuja definição parte da conformação do circuito espacial produtivo com foco nas mudanças sócioespaciais provocadas pela inserção econômica. A aplicação das teorias de desenvolvimento desigual e combinado de Trotsky e de espaço derivado de Milton Santos sobre a região produtiva de petróleo e gás permitiu o reconhecimento de relações subordinadas que, atreladas à proposta de desenvolvimento local, são insuficientes para provocar o desenvolvimento e a transformação social nessa região produtiva, dada as condições econômicas mundiais e de atuação de um Estado orientado para o contínuo acúmulo de capital. Recomenda-se, assim, que sejam fortalecidas as especificidades locais e ações no sentido de cooperação intermunicipal, sobretudo entre os municípios produtores de petróleo e gás das regiões Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas.


Palavras-chave


Municípios produtores de petróleo e gás; Desenvolvimento desigual e combinado; Desenvolvimento local; Região produtiva; Circuitos espaciais produtivos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11702



Direitos autorais



ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons