A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM SANTARÉM-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11689Palavras-chave:
Difusão espacial. Praticas espaciais. Relações socioculturais. Ensino Superior. Santarém. Espaço urbano.Resumo
DOI: 10.12957/geouerj.2015.11689Discute-se o ensino superior no município de Santarém a partir do contexto público e privado, com ênfase na criação da UFOPA e sua representatividade para a região Oeste do Pará, agregando a incorporação de formação territorial e difusão espacial, ou seja, como os arranjos espaciais dinamizados por mais este agente, o educacional, determinam novas práticas espaciais e culturais. Com o intuito de responder a esta indagação buscou-se metodologicamente o aporte etnográfico que inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. Para fazê-lo aplica métodos e técnicas que compatibilizam com a abordagem qualitativa, que o torna descritivo por excelência. Como resultados apontam-se o aumento do número de construções como: quitinetes, lanchonetes, bares universitários, livrarias, além de eventos para o publico universitário, denotando a intricada rede de relações socioculturais que vai tecendo o espaço urbano santareno.
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Publicado
2015-05-27
Como Citar
CARVALHO, Ednea do Nascimento. A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM SANTARÉM-PARÁ. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 26, p. 136–151, 2015. DOI: 10.12957/geouerj.2015.11689. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/11689. Acesso em: 14 maio. 2025.
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Artigos
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