A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM SANTARÉM-PARÁ

Autores

  • Ednea do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11689

Palavras-chave:

Difusão espacial. Praticas espaciais. Relações socioculturais. Ensino Superior. Santarém. Espaço urbano.

Resumo

DOI: 10.12957/geouerj.2015.11689

 

Discute-se o ensino superior no município de Santarém a partir do contexto público e privado, com ênfase na criação da UFOPA e sua representatividade para a região Oeste do Pará, agregando a incorporação de formação territorial e difusão espacial, ou seja, como os arranjos espaciais dinamizados por mais este agente, o educacional, determinam novas práticas espaciais e culturais. Com o intuito de responder a esta indagação buscou-se metodologicamente o aporte etnográfico que inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. Para fazê-lo aplica métodos e técnicas que compatibilizam com a abordagem qualitativa, que o torna descritivo por excelência. Como resultados apontam-se o aumento do número de construções como: quitinetes, lanchonetes, bares universitários, livrarias, além de eventos para o publico universitário, denotando a intricada rede de relações socioculturais que vai tecendo o espaço urbano santareno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednea do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora do curso de Geografia, Programa de Ciências Humanas, Instituto de Ciências da Educação. Ministra as disciplinas de Metodologia do ensino de Geografia, Estagio Supervisionado e Topicos de Estudos em Geografia. Coordena o laboratorio de ensino de Geografia e o subprojeto do PIBID, coordena o laboratorio de Geografia e Educação Popular.

Downloads

Publicado

2015-05-27

Como Citar

Carvalho, E. do N. (2015). A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM SANTARÉM-PARÁ. Geo UERJ, (26), 136–151. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11689

Edição

Seção

Artigos