A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM SANTARÉM-PARÁ

Ednea do Nascimento Carvalho

Resumo


DOI: 10.12957/geouerj.2015.11689

 

Discute-se o ensino superior no município de Santarém a partir do contexto público e privado, com ênfase na criação da UFOPA e sua representatividade para a região Oeste do Pará, agregando a incorporação de formação territorial e difusão espacial, ou seja, como os arranjos espaciais dinamizados por mais este agente, o educacional, determinam novas práticas espaciais e culturais. Com o intuito de responder a esta indagação buscou-se metodologicamente o aporte etnográfico que inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. Para fazê-lo aplica métodos e técnicas que compatibilizam com a abordagem qualitativa, que o torna descritivo por excelência. Como resultados apontam-se o aumento do número de construções como: quitinetes, lanchonetes, bares universitários, livrarias, além de eventos para o publico universitário, denotando a intricada rede de relações socioculturais que vai tecendo o espaço urbano santareno.

Palavras-chave


Difusão espacial. Praticas espaciais. Relações socioculturais. Ensino Superior. Santarém. Espaço urbano.

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DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11689



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