AS INTERAÇÕES ESPACIAIS NA CONFIGURAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ARRANJOS FUNCIONAIS DAS CIDADES MÉDIAS

Autores

  • Marcos Jorge Godoy Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG
  • Renan Fernando Castro Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG
  • Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11192

Palavras-chave:

Interações Espaciais. Cidades Médias. Produção do Espaço.

Resumo

DOI: 10.12957/geouerj.2015.11192

 

Este artigo visa repensar a temática das interações espaciais sobre a perspectiva da reprodução socioespacial que envolvem as cidades médias. De tal maneira, fizemos uma releitura de autores como Richard Hartshorne, Edward Ullman e Roberto Lobato Corrêa sobre as definições das interações espaciais ao longo de cada momento histórico, apontando as contribuições de cada um desses autores para o assunto em questão. A materialização das formas e estruturas que configuram as cidades de médio porte é singular. Desse modo, não podemos generalizá-las, muito menos limitar nosso pensamento na conformidade de uma caracterização da dinâmica funcional dessas cidades como sendo reflexo das ações que decorrem nas metrópoles. Sendo assim, as cidades médias são classificadas por constituírem uma configuração que se diferencia das cidades grandes e metrópoles. Sua dinâmica evidencia uma interação entre campo e cidade, expressa pelas ruralidades que se entrelaçam sobre o urbano. Um entrelaçamento da divisão territorial do trabalho. As interações com outros centros urbanos estruturam e dão forma às redes geográficas regionais pautadas por cidades de pequeno e médio porte, e inserem essas cidades numa lógica orientada por uma economia globalizada. O que evidencia o caráter contraditório do processo de produção e reprodução socioespacial, visto através das espacialidades heterogêneas e singulares que se criam e recriam sobre a conformidade dessas interações espaciais às diferenciando da metrópole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Jorge Godoy, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG

Graduando em geografia licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/MG. Tem interesse nas áreas de: Educação, Geografia Econômica e Geografia Urbana, com ênfase em análise e desenvolvimento regional e urbano. Membro do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL/MG e do "REA - Redes de Estudos Agrários" composta pelos grupos de pesquisa e estudo da UNESP Rio Claro-SP, UFPEL Pelotas-RS, UNIMONTES Montes Claros-MG e UNIFAL Alfenas-MG. Pesquisador-Bolsista pelo CNPq.

Renan Fernando Castro, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG

Graduando em geografia licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas-MG, bolsista pela FAPEMIG. Tem interesse nas areas de: Geografia humana, história do pensamento geográfico. Membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais.

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG

Professor Adjunto no curso de Geografia (Bacharelado - Licenciatura) do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas. Coordenador do Curso de Geografia Licenciatura da UNIFAL-MG. Líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL/MG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários (NEA) da Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) , trabalhando no período de 2003 a 2004 no Laboratório de Estudo e Pesquisa Regional como bolsista PIBIC/CNPq nas áreas de Agricultura familiar, Geografia Rural e Geografia Regional. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), sendo bolsista CAPES no período 2005 - 2006. Doutor em Geografia (2007-2010) na área de concentração: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro, sendo bolsista CNPq (2007-2010). Atua em pesquisas na área da Geografia Agrária, Teoria e Método, Geografia Econômica e Regional e História do Pensamento Geográfico.

Downloads

Publicado

2015-05-27

Como Citar

Godoy, M. J., Castro, R. F., & Alves, F. D. (2015). AS INTERAÇÕES ESPACIAIS NA CONFIGURAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ARRANJOS FUNCIONAIS DAS CIDADES MÉDIAS. Geo UERJ, (26), 55–72. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11192

Edição

Seção

Artigos