O ENLACE RIO-MINAS-ESPÍRITO SANTO NA REDE GEOGRÁFICA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

Autores

  • Daniel Monteiro Huertas

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.10807

Palavras-chave:

transporte rodoviário de carga, circulação, nodal e seletividade espacial

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10807

 

Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção de um conjunto nodal formado pelos polígonos fluminense (Resende-Três Rios-Petrópolis-Rio de Janeiro) e mineiro (Divinópolis-Conselheiro Lafaiete-Belo Horizonte-Ipatinga), e pelos eixos capixaba (Cachoeiro de Itapemirim-Vitória-Aracruz) e Macaé-Arraial do Cabo (RJ), como centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.

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Biografia do Autor

Daniel Monteiro Huertas

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Ed. Annablume, 2009).

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Publicado

2014-12-02

Como Citar

Huertas, D. M. (2014). O ENLACE RIO-MINAS-ESPÍRITO SANTO NA REDE GEOGRÁFICA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA. Geo UERJ, 2(25), 366–396. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.10807

Edição

Seção

Artigos