GEOGRAFIA E LITERATURA (CIÊNCIA E ARTE): PROPOSIÇÕES PARA UM DIÁLOGO

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Literatura, Pensamento Geográfico, Política, Linguagem

Resumo

O ensaio busca expor referenciais teóricos com o intuito de realizar uma pesquisa na área de História do Pensamento Geográfico. Tal pesquisa visa tencionar as fronteiras existentes entre a Arte e Ciência. Para isso, pretende dialogar a Geografia com a Literatura, partindo do pressuposto de que existe um pensamento geográfico na obra de Lima Barreto – tendo como texto âncora o romance Triste Fim de Policarpo Quaresma. Em nossa avaliação, o diálogo entre a Arte e a Ciência possui um lugar central no atual cenário intelectual, onde as fronteiras das ciências estão em cheque e as interdisciplinaridades se multiplicam. Dessa forma, nosso trabalho também pretende demonstrar como a ficção pode se tornar uma valiosa fonte para a realização de pesquisas no campo das ciências sociais no geral e da Geografia em particular.

 

GEOGRAPHY AND LITERATURE (SCIENCE AND ART):
PROPOSITIONS FOR DIALOGUE

ABSTRACT:

MY PURPOSE IS TO EXPOSE THEORETICAL FRAMEWORKS IN ORDER TO CONDUCT RESEARCH ON THE HISTORY OF GEOGRAPHICAL THOUGHT. THIS RESEARCH AIMS TO INTEND THE BOUNDARIES BETWEEN ART AND SCIENCE. FOR THIS, WE INTEND TO ENGAGE WITH THE GEOGRAPHY LITERATURE, ASSUMING THAT THERE IS A GEOGRAPHICAL THOUGHT IN THE WORK OF LIMA BARRETO - HAVING AS ANCHOR TEXT THE NOVEL O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. IN OUR ASSESSMENT, THE DIALOGUE BETWEEN ART AND SCIENCE HAS A CENTRAL PLACE IN THE CURRENT INTELLECTUAL LANDSCAPE, WHERE THE BOUNDARIES OF SCIENCE ARE IN CHECK AND INTERDISCIPLINARY IS A COMMONPLACE. THUS, OUR WORK ALSO AIMS TO DEMONSTRATE HOW FICTION CAN BECOME A VALUABLE SOURCE FOR CONDUCTING RESEARCH IN THE FIELD OF SOCIAL SCIENCES IN GENERAL AND GEOGRAPHY IN PARTICULAR.

 

 

Biografia do Autor

Felipe Moura Fernandes, Doutorando na Universidade de São Paulo, USP.

Possui licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professsores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestre em História Social do Território pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FFP (2008). É professor na SEEDUC-RJ e do Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geografico, atuando principalmente no seguinte tema: história e teoria da geografia, ensino e geografia escolar. Doutorando no Programa de Geografia Humana da Universidade de São Paulo (2012-2016) sob a orientação do Prof. Dr. Elvio Martins.

Downloads

Como Citar

Fernandes, F. M. (2013). GEOGRAFIA E LITERATURA (CIÊNCIA E ARTE): PROPOSIÇÕES PARA UM DIÁLOGO. Espaço E Cultura, (33), 167–176. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/8472

Edição

Seção

ARTIGOS