EXISTE AMOR NA BAIXADA FLUMINENSE: ESPAÇO, (HOMO)AFETIVIDADE E DOIS CASAIS EM "SENHORA DO DESTINO"

Autores

  • Leonardo Name Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR - Brasil.

Palavras-chave:

Telenovela, Gênero, Homoafetividade, Baixada Fluminense, Representação

Resumo

Pretende-se analisar geograficamente algumas representações da telenovela brasileira Senhora do Destino, exibida no horário nobre da Rede Globo de Televisão entre 2004 e 2005. Tendo como referência dois casais homoafetivos do folhetim televiso e a partir de uma discussão sobre a produção de bens simbólicos e de consumo, examinarei o cruzamento entre representações espaciais e de gênero. Paisagens e lugares da Baixada Fluminense, que era o principal cenário dessa narrativa audiovisual, e as fronteiras que limitam as relações de afeto dos personagens, são particularmente importantes para a análise proposta.

 

THERE IS LOVE IN BAIXADA FLUMINENSE: SPACE, (HOMO)AFFECTION AND TWO COUPLES IN “SENHORA DO DESTINO”

 

ABSTRACT:

THIS PAPER PROPOSES TO ANALYSES GEOGRAPHICALLY SOME REPRESENTATIONS OF THE BRAZILIAN TELENOVELA “SENHORA DO DESTINO” (“MASTER OF HER DESTINY”), SHOWN BETWEEN 2004 AND 2005 ON PRIMETIME TELEVISION OF THE LARGEST OPEN BROADCAST CHANNEL OF BRAZIL, GLOBO NETWORK. TAKING AS REFERENCES TWO HOMOAFFECTIVE COUPLES OF THIS SOAP OPERA AND FROM A DISCUSSION ABOUT THE PRODUCTION OF SYMBOLIC AND CONSUMER GOODS, I WILL CRITICALLY EXAMINE THE CROSSING BETWEEN SPATIAL AND GENDER REPRESENTATIONS. LANDSCAPES AND PLACES OF BAIXADA FLUMINENSE, REGION OF RIO DE JANEIRO WHICH WAS THE MAIN SCENARIO OF THIS AUDIOVISUAL NARRATIVE, AND THE BOUNDARIES AROUND THE AFFECTION OF THE CHARACTERS, ARE IMPORTANT FOR THE INTENDED ANALYSIS.

 

Biografia do Autor

Leonardo Name, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR - Brasil.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004 e 2008, respectivamente). De 2002 a 2011 foi Consultor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), coordenando ou sendo parte de equipes de planos diretores municipais e de instituições com bens tombados. Foi Professor no Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2008-2013), onde coordenou o curso de extensão em Planejamento e Gestão da Cidade: Políticas, Programas e Projetos Socioambientais; no Departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009-2010); e no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho (UGF, 2012). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, onde é o Vice-Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU-UNILA). Tem produção nas áreas de planejamento urbano e regional, cultura urbana e cultura midiática, cartografias alternativas, justiça ambiental e geografia cultural, com especial enfoque na abordagem dos estudos descoloniais e de gênero.

Downloads

Como Citar

Name, L. (2013). EXISTE AMOR NA BAIXADA FLUMINENSE: ESPAÇO, (HOMO)AFETIVIDADE E DOIS CASAIS EM "SENHORA DO DESTINO". Espaço E Cultura, (33), 111–126. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/8469

Edição

Seção

ARTIGOS