ESPAÇO, RELIGIÃO & ANTROPOLOGIA: UMA LEITURA DAS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA, DE DURKHEIM

Autores

Palavras-chave:

RELIGIÃO, ESPAÇO E ANTROPOLOGIA. ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA. DURKHEIM. ESPAÇO E SOCIABILIDADE. ESPAÇO E CLASSIFICAÇÃO.

Resumo

O TEXTO APRESENTA A DISCUSSÃO SOBRE RELIGIÃO E ESPAÇO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA, TOMANDO COMO FIO CONDUTOR UMA ANÁLISE DE AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA, DE ÉMILE DURKHEIM, TANTO EM SEU CONTEXTO DE CRIAÇÃO, NO INÍCIO DO SÉCULO XX, COMO EM SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO EM PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS.

Biografia do Autor

Renata de Castro Menezes, Graduação em Bacharelado em História. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Professora associada do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do qual foi coordenadora no biênio 2009-2011. Atualmente, é pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj e bolsista produtividade do CNPq, nível 2, realizando um estágio sênior como Visiting Scholar no Center for Religion and Media da New York University. É co-editora das Revistas Mana e Religião & Sociedade. Possui Bacharelado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/ UFRJ (1987), Licenciatura em História pela Faculdade de Educação/UFRJ (1988), mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional / UFRJ (1996 e 2004, respectivamente) com estágio-sanduíche na Ëcole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (2001-2002). Sua dissertação de mestrado sobre a Festa da Penha (RJ) recebeu o segundo lugar no prêmio Sílvio Romero, da Funarte, em 1996. Sua tese de doutorado, A DInâmica do Sagrado, foi publicada em 2004 pela Relume-Dumará. Realiza pesquisas sobre religião desde os anos 1990, concentrando-se principalmente no estudo do catolicismo, mas em interface com outros temas, como festas populares e formas de sociabilidade; dinâmicas de transformação do campo religioso brasileiro; relações entre religião, Estado e cidadania. Nos últimos anos também tem se dedicado ao estudo das materialidades (incluindo espacialidades), num cruzamento entre religião, arte, patrimônio e instituições de conservação. Coordena o Grupo de Pesquisas em Antropologia da Devoção GPAD. Faz parte do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP) e do Núcleo de Estudos das Sociedades Complexas (Nescom), ambos do PPGAS/MN. Durante muitos anos trabalhou também com o tema cidadania e participação social, ao qual eventualmente retorna em atividades específicas.

Downloads

Como Citar

Castro Menezes, R. de. (2013). ESPAÇO, RELIGIÃO & ANTROPOLOGIA: UMA LEITURA DAS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA, DE DURKHEIM. Espaço E Cultura, (32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6974

Edição

Seção

ARTIGOS