GEOGRAFIA DA MÚSICA: UM BALANÇO DE TRINTA ANOS DE PESQUISAS NO BRASIL

Autores

  • Lucas Manassi Panitz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.65164

Palavras-chave:

Geografia cultural, Música, Geografia da Música, Geografia brasileira.

Resumo

A geografia da música se constituiu nas últimas décadas como um promissor campo de pesquisas nos países do norte global, e mais recentemente no Brasil, contribuindo para a compreensão das relações entre espaço e cultura. Neste texto vou abordar o tema por três eixos. O primeiro trata de um breve histórico do desenvolvimento desse campo na passagem dos séculos XIX e XX a partir de geógrafos e etnólogos. O segundo trata especificamente das geografias anglófona e francófona e seus principais autores. Por fim, o terceiro eixo traz uma revisão dos trinta anos de pesquisa sobre geografia da música no Brasil, expondo a diversidade de abordagens teóricas e interesses. Os dados levantados revelam mais setenta teses e dissertações defendidas, organização de coletâneas, dossiês em revistas científicas e eventos, evidenciando uma recente institucionalização desse campo na ciência geográfica brasileira. Neste sentido, argumento que a geografia tem contribuído para os estudos da música ao registrar e analisar a sociedade brasileira e sua música na perspectiva de sua espacialidade

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Panitz, L. M. (2021). GEOGRAFIA DA MÚSICA: UM BALANÇO DE TRINTA ANOS DE PESQUISAS NO BRASIL. Espaço E Cultura, (50), 13–27. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.65164

Edição

Seção

ARTIGOS