GEOGRAFIA DA MÚSICA: UM BALANÇO DE TRINTA ANOS DE PESQUISAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.65164Palavras-chave:
Geografia cultural, Música, Geografia da Música, Geografia brasileira.Resumo
A geografia da música se constituiu nas últimas décadas como um promissor campo de pesquisas nos países do norte global, e mais recentemente no Brasil, contribuindo para a compreensão das relações entre espaço e cultura. Neste texto vou abordar o tema por três eixos. O primeiro trata de um breve histórico do desenvolvimento desse campo na passagem dos séculos XIX e XX a partir de geógrafos e etnólogos. O segundo trata especificamente das geografias anglófona e francófona e seus principais autores. Por fim, o terceiro eixo traz uma revisão dos trinta anos de pesquisa sobre geografia da música no Brasil, expondo a diversidade de abordagens teóricas e interesses. Os dados levantados revelam mais setenta teses e dissertações defendidas, organização de coletâneas, dossiês em revistas científicas e eventos, evidenciando uma recente institucionalização desse campo na ciência geográfica brasileira. Neste sentido, argumento que a geografia tem contribuído para os estudos da música ao registrar e analisar a sociedade brasileira e sua música na perspectiva de sua espacialidadeDownloads
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Publicado
2021-12-20
Como Citar
PANITZ, Lucas Manassi. GEOGRAFIA DA MÚSICA: UM BALANÇO DE TRINTA ANOS DE PESQUISAS NO BRASIL. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 50, p. 13–27, 2021. DOI: 10.12957/espacoecultura.2021.65164. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/65164. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS