O SAGRADO É DIVINO, A RELIGIÃO É DOS HOMENS: TERRITÓRIOS CULTURAIS E FRONTEIRAS SIMBÓLICAS, A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • AUREANICE CORRÊA

Palavras-chave:

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, MOVIMENTO SOCIAL, TERRITORIALIDADES

Resumo

NO PRESENTE TEXTO OBJETIVAMOS APRESENTAR UMA REFLEXÃO INICIAL SOBRE O MOVIMENTO SOCIAL CRIADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 2008 COMO REAÇÃO A AÇÕES DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. ESTAS AÇÕES OCORRIAM (E AINDA OCORREM) ESTABELECENDO DOIS CAMPOS DE FORÇAS: DE UM LADO TEMOS OS EVANGÉLICOS E DO OUTRO, DISTINTAS RELIGIÕES COMO ISLÂMICOS, JUDEUS, CATÓLICOS, HAREKRISHNAS, CIGANOS ENTRE OUTROS CAPITANEADOS POR CANDOMBLECISTAS E UMBANDISTAS. O ENCONTRO ENTRE ESTES GRUPOS REVELA UMA DISPUTA PELO ESPAÇO DA CIDADE COMO GARANTIA DA LIBERDADE DE PROFESSAR SEU CREDO TAL QUAL REZA A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, SEMIOGRAFANDO COM ESTRATÉGIAS/TERRITORALIDADES ENGENDRADAS COLETIVAMENTE EM TERRITÓRIOS CULTURAIS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA.

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Como Citar

CORRÊA, A. (2013). O SAGRADO É DIVINO, A RELIGIÃO É DOS HOMENS: TERRITÓRIOS CULTURAIS E FRONTEIRAS SIMBÓLICAS, A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA CONTEMPORANEIDADE. Espaço E Cultura, (31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6127

Edição

Seção

ARTIGOS