PENTECOSTAIS E CATÓLICOS NA AMAZÔNIA MARAJOARA – NOTAS DE CAMPO

Autores

Palavras-chave:

AMAZÔNIA. MARAJÓ, PENTECOSTALISMO. CATOLICISMO.

Resumo

ESSE ARTIGO ANALISA, A PARTIR DE INCURSÕES A CAMPO, A PRESENÇA PROTESTANTE PENTECOSTAL NUMA PARTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA MESORREGIÃO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ. FORAM REALIZADAS VISITAS AOS 16 MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO. CONSTATOU-SE QUE NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX HOUVE UM CRESCIMENTO DAS DENOMINAÇÕES NA REGIÃO ASSIM COMO UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS MESMAS. A PRESENÇA EVANGÉLICA NÃO É RECENTE NA REGIÃO, REMONTA AO ANO DE 1911 COM A FUNDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BELÉM-PA. VERIFICOU-SE QUE AS RELAÇÕES ENTRE EVANGÉLICOS E CATÓLICOS E ENTRE EVANGÉLICOS DE DIFERENTES DENOMINAÇÕES SÃO CARACTERIZADAS POR TENSÃO E DISPUTAS POR MERCADO NUM CAMPO QUE PASSA POR PROCESSOS DE MUTAÇÕES.

Biografia do Autor

VANDA PANTOJA, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Antropologia, professora adjunta do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Como Citar

PANTOJA, V. (2013). PENTECOSTAIS E CATÓLICOS NA AMAZÔNIA MARAJOARA – NOTAS DE CAMPO. Espaço E Cultura, (31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6126

Edição

Seção

ARTIGOS