FENOMENOLOGIA DA DISTÂNCIA (E DE SUAS CONTRADIÇÕES) EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Angelo Serpa UFBA/docente

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.60712

Palavras-chave:

Distância, Fenomenologia, Dialética, Distanciamento social.

Resumo

Pretende-se com este ensaio problematizar a noção de distância para a Geografia, em um momento de pandemia de COVID 19, que trouxe para a ordem do dia medidas de isolamento e distanciamento social para o controle da disseminação da doença nas cidades do Brasil e do Mundo. Assim, questiona-se, em um primeiro momento, a possibilidade de uma fenomenologia da distância, como uma maneira de problematizar esta noção como categoria e conceito no/para o fazer geográfico e, em um segundo momento, com base em critérios socioculturais, busca-se elaborar uma dialética da distância para o desvelar das contradições advindas da contraposição de seus aspectos materiais e imateriais. Com base em autores como Merleau-Ponty, Heidegger e Bourdieu, conclui-se que a noção de distância apresenta um efetivo potencial organizacional quando a analisamos sob um viés epistemológico e teórico, devendo-se articular diversidade e desigualdade para revelar os paradoxos e contradições engendrados pela distância em diferentes contextos e situações de cunho cultural e social.

Biografia do Autor

Angelo Serpa, UFBA/docente

Professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador Nível 1B com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Downloads

Como Citar

Serpa, A. (2021). FENOMENOLOGIA DA DISTÂNCIA (E DE SUAS CONTRADIÇÕES) EM TEMPOS DE PANDEMIA. Espaço E Cultura, (49), 143–155. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.60712

Edição

Seção

ARTIGOS