USANDO O LUGAR PARA COMPREENDER O MUNDO DA VIDA: O EXEMPLO DO ROMANCISTA BRITÂNICO PENELOPE LIVELY EM SPIDERWEB

Autores

  • David Seamon Kansas State University/professor

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.60696

Palavras-chave:

Lar, Mundo da vida, Vivido, Penelope, Atitude natural, Fenomenologia, Fenomenologia do lugar, Lugar, Ligação com lugar, Balé do lugar.

Resumo

Este artigo busca esclarecer o conceito fenomenológico de mundo da vida por meio dos temas geográficos lugar, experiência de lugar e sentido de lugar. De modo mais simples, mundo da vida se refere à experiências consideradas, por pessoas ou grupos, como dadas a priori e, portanto, não visadas. Um objetivo da pesquisa fenomenológica é examinar o mundo da vida diretamente e, com isso, identificar e esclarecer aspectos da vida humana não visados. Então, eles podem ser entendidos de modo teórico e prático. Este trabalho discute alguns princípios da fenomenologia e, então, aponta capitulações de lugar para esclarecer alguns aspectos sociais, ambientais e geográficos do mundo da vida. Para concluir essa discussão, o artigo considera a evidência descritiva da escritora britânica Penelope Lively e sua obra Spiderweb, um romance de 1990 que descreve as motivações de um estrangeiro para habitar um lugar – uma vila fictícia dos dias atuais no Sudoeste Britânico do Condado de Somerset.

 

Biografia do Autor

David Seamon, Kansas State University/professor

Professor de Desenvolvimento-Ambiental e Estudos do Lugar no Departamento de Arquitetura da Universidade Estadual do Kansas em Manhattan, Kansas, USA.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Seamon, D. (2021). USANDO O LUGAR PARA COMPREENDER O MUNDO DA VIDA: O EXEMPLO DO ROMANCISTA BRITÂNICO PENELOPE LIVELY EM SPIDERWEB. Espaço E Cultura, (49), 25–43. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.60696

Edição

Seção

ARTIGOS