(I)MOBILIDADE E TÁTICAS ESPACIAIS NO QUOTIDIANO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM TETO: O CASO DO PORTO, PORTUGAL

Autores

  • João Sarmento Universidade do Minho/professor
  • Jorge Leão Universidade do Minho/mestrando

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.60695

Palavras-chave:

Sem teto, (I)mobilidade, Visibilidade, Estratégias espaciais, Porto.

Resumo

O mobility turn nas ciências sociais e humanas, recentrou o movimento como dimensão fundamental para a vida. Paradoxalmente, embora em abstrato pessoas em situação de sem teto tenham autonomia de uma localização espacial fixa para moradia, no concreto elas apresentam grandes dificuldades de movimento, e uma dificuldade em tirar partido dos benefícios de viver em cidades. Este artigo analisa a espacialidade de pessoas em situação de sem teto na cidade do Porto, Portugal. A pesquisa partiu de informação recolhida junto de prestadores de serviços que trabalham no terreno, da observação detalhada de um conjunto de ruas no centro da cidade, e de várias conversas com um conjunto de pessoas em situação de sem teto. São apontados cinco argumentos principais: as pessoas em situação de sem teto (i) têm uma grande imobilidade espacial; (ii) moram numa área muito confinada da cidade; (iii) têm rotinas espaciais específicas que governam rigidamente o seu quotidiano; (iv) têm rotinas espaciais principalmente ditadas pela lógica dominante dos "fornecedores de sopa"; (v) têm uma agência, por meio da qual estabelecem uma miríade de laços sociais baseados na confiança e na amizade.

 

 

Biografia do Autor

João Sarmento, Universidade do Minho/professor

Doutor em Geografia pela Universidade de Cork, Irlanda. Professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Minho e Investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Jorge Leão, Universidade do Minho/mestrando

Mestre em Geografia pela Universidade do Minho. Mestrando em Ensino de Geografia na Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Sarmento, J., & Leão, J. (2021). (I)MOBILIDADE E TÁTICAS ESPACIAIS NO QUOTIDIANO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM TETO: O CASO DO PORTO, PORTUGAL. Espaço E Cultura, (49), 84–107. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2021.60695

Edição

Seção

ARTIGOS