NOTAS PRELIMINARES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM: ENTRE A LANDSCAPE INGLESA E A LANDSCHAFT ALEMÃ

Autores

  • Ulisses da Silva Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Instituto de Geografia - IGEOG. https://orcid.org/0000-0003-2946-3589
  • Philippe Dias Leão Torres Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58738

Palavras-chave:

Landscape, Landschaft, Estado Nacional, Romantismo

Resumo

É possível atestar uma relativamente recente retomada dos estudos de paisagem sobretudo na Geografia Cultural. Contudo, para além da importância dessa área das ciências geográficas, a paisagem já foi um conceito chave para a compreensão da natureza e da geografia do homem. Como afirma Richard Hartshorne em Perspective on the Nature of Geography (1959), porém, há um problema histórico com relação ao conceito de paisagem na etimologia alemã – Landschaft – que, apesar de nas traduções para o inglês assumir a palavra landscape, ambas possuem significados sensivelmente distintos. O presente artigo, portanto, busca reabrir as discussões no que concerne a essas diferenças fundamentais, razão de alguns ruídos, sobretudo quando chega à língua portuguesa, quando o termo alemão geralmente não foi traduzido do original, mas de suas versões inglesa e francesa. Tendo essa questão inicial, objetiva-se estabelecer preliminarmente algumas diferenças entre a landscape inglesa e a Landschaft alemã, tendo em vista o pensamento científico filosófico referente aos séculos XVIII e primeira metade do XIX.

Biografia do Autor

Ulisses da Silva Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Instituto de Geografia - IGEOG.

Professor Associado do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia, UERJ, Campus Maracanã; Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, UERJ.

Philippe Dias Leão Torres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERJ.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERJ.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Fernandes, U. da S., & Torres, P. D. L. (2021). NOTAS PRELIMINARES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM: ENTRE A LANDSCAPE INGLESA E A LANDSCHAFT ALEMÃ. Espaço E Cultura, (48), 158–177. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58738

Edição

Seção

ARTIGOS