UMA GEOGRAFIA VISUAL? CONTRIBUIÇÕES PARA O USO DAS IMAGENS NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

  • André Reyes Novaes UERJ

Resumo

O presente artigo discute as relações entre a difusão do conhecimento geográfico e o uso pedagógico das imagens. Embora seja uma disciplina recorrentemente associada a mapas, fotografias e esquemas gráficos, muitos autores identificam uma falta de reflexão sistemática sobre o “visual” na história da geografia (ROSE, 2003). A performance ligada ao slide show, seja ela realizada através de uma lanterna mágica ou de um moderno projetor, tem tido lugar de destaque no discurso do geógrafo atuante tanto no meio acadêmico como no universo escolar. No entanto, para além de estabelecer uma pressuposição acrítica de que existe uma relação intrínseca entre conhecimento geográfico e representação pictórica, o objetivo deste artigo é problematizar algumas formas de uso das imagens no ensino de geografia. Através da apresentação de materiais didáticos produzidos no Brasil e na Inglaterra, busca-se sugerir alguns caminhos metodológicos para uma reflexão crítica sobre as relações entre imagem e difusão do conhecimento geográfico.Palavras-chave: Imagem. Discurso geográfico. Ensino de geografia.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

Novaes, A. R. (2011). UMA GEOGRAFIA VISUAL? CONTRIBUIÇÕES PARA O USO DAS IMAGENS NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Espaço E Cultura, (30), 6–18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/4949

Edição

Seção

ARTIGOS