EXPLORAÇÕES GEOGRÁFICAS NAS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS: O PROJETO GÊNESIS COMO SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA DA EXPLORAÇÃO

Autores

  • Lara D'Assunção dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.49166

Palavras-chave:

Fotografia, Gênesis, Sebastião Salgado, expedição geográfica, cultura da exploração

Resumo

Baseado nos três principais sustentáculos das coleções fotográficas, ideia central, patrocínio e circulação, o presente trabalho tomará a obra Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, como um livro que traz à baila as práticas científicas que vincularam geografia, viagens de expedição (ou exploração) e fotografia. Primeiramente, a imagem será aqui apresentada como importante instrumento de apreensão do mundo. Por torná-lo inteligível, as coleções fotográficas, garantiram larga audiência e permaneceram até os dias atuais, sendo Gênesis uma delas. Posteriormente, será proposta uma análise dos relatos do próprio autor e da mídia jornalística como forma de apresentar a sobrevivência da “cultura da exploração” não só por meio de imagens, mas também através das práticas.

Biografia do Autor

Lara D'Assunção dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Geografia

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

dos Santos, L. D. (2019). EXPLORAÇÕES GEOGRÁFICAS NAS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS: O PROJETO GÊNESIS COMO SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA DA EXPLORAÇÃO. Espaço E Cultura, (46), 61–84. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.49166

Edição

Seção

ARTIGOS