NARRATIVAS EM DIÁLOGO: IMBRICAÇÕES GEOGRÁFICAS, LITERÁRIAS E EDUCACIONAIS ENTRE A GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877)

Autores

  • Filipe Rafael Gracioli Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
  • João Pedro Pezzato Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48536

Palavras-chave:

literatura infantil, geografia, educação

Resumo

O texto que se apresenta estabelece aproximações entre a literatura infantil e a geografia a partir da análise de narrativas de caráter geográfico orientadas à criança leitora do período entre o final do século XIX e início do século XX: a Geografia de Dona Benta (1935) de Monteiro Lobato e o Le tour de la France par deux enfants, de G. Bruno (1877). O objetivo do estudo reside na discussão das aproximações e distanciamentos entre as narrativas em alguns aspectos, como o da criação de identidades nacionais, ao que se justapõem outros temas afins. Como referencial metodológico apresenta-se o paradigma indiciário, que aponta para a ideia de que há indícios no texto que revelam particularidades negligenciáveis, como saberes relevantes na compreensão da visão de mundo dos autores. A hipótese perseguida reside na ideia de que Lobato tenha se inspirado no livro francês para o desenvolvimento da sua narrativa, dadas as semelhanças de enredo entre os textos, além das similitudes entre os conteúdos de referência aos campos da educação e da geografia. O estudo recupera um tipo de escrita que inaugura para a infância uma literatura de itinerário, unindo literatura e geografia de modo jamais visto na escrita orientada à criança no ocidente.

 

Biografia do Autor

Filipe Rafael Gracioli, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Geógrafo. Mestre em Educação. Doutorando em Educação (Unesp-Rio Claro). Pesquisador e professor-tradutor francês-português no município de Rio Claro-SP. Trabalha com a temática Geografia, literatura e educação

João Pedro Pezzato, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Geógrafo. Mestre em Educação. Doutor em Educação. Trabalha com a temática da formação de professores em Geografia. Professor do Depto. Educação (Instituto de Biociências/Unesp-Rio Claro)

Downloads

Publicado

2019-06-18

Como Citar

Gracioli, F. R., & Pezzato, J. P. (2019). NARRATIVAS EM DIÁLOGO: IMBRICAÇÕES GEOGRÁFICAS, LITERÁRIAS E EDUCACIONAIS ENTRE A GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877). Espaço E Cultura, (45), 87–106. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48536

Edição

Seção

ARTIGOS