AÇÃO POLÍTICA E PENSAMENTO DAS MULHERES NEGRAS NAS AMÉRICAS: UMA PERSPECTIVA SOBRE A DIÁSPORA AFRICANA

Autores

  • Sônia Beatriz dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.48499

Palavras-chave:

mulheres negras, ação política, produção do conhecimento, anti-racismo, anti-sexismo, diáspora africana nas Américas

Resumo

O presente artigo reflete sobre uma perspectiva da história intelectual da diaspora negra a partir da ação política e do pensamento das mulheres negras nas Américas, frente às distintas dinâmicas sociais que têm marcada as experiências de opressão deste grupo. E procura, ainda, apresentar diferentes experiências de enfrentamento dos processos de subordinação e exploração destes grupos. É uma história marcada por genealogias, ações políticas, e a produção de conhecimentos. Com o objetivo de refletir sobre as questões apresentadas o artigo está dividido em duas partes. A primeira busca apresentar o que a história da Diáspora Africana nas Américas revela sobre as condições sociais das mulheres negras. Na segunda parte procuramos refletir sobre a perspectiva racial de gênero das mulheres negras nas Américas. E nas considerações finais, tecemos breve reflexão sobre a relevância da presença e ação das mulheres afrodescendentes no continente, através de suas ações políticas e produção de conhecimentos, e como estas questões devem influenciar nossas agendas de pesquisa.

Biografia do Autor

Sônia Beatriz dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais e Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/FEBF-UERJ; e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ. Possui Pós-doutorado em Raça, Gênero e Política Pública, pelo Hubert H. Humphrey Institute of Public Affairs, University of Minnesota (2008-2009). É PhD. em  Antropologia pela University of Texas at Austin (2008); e mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

dos Santos, S. B. (2015). AÇÃO POLÍTICA E PENSAMENTO DAS MULHERES NEGRAS NAS AMÉRICAS: UMA PERSPECTIVA SOBRE A DIÁSPORA AFRICANA. Espaço E Cultura, (38), 65–84. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.48499

Edição

Seção

ARTIGOS