GEOGRAFIA DO PODER, ATORES TRANSNACIONAIS E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE RADICALIZAÇÃO RELIGIOSA

Autores

  • JOÃO LUÍS FERNANDES CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX / Universidade de Coimbra e CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • MARGARIDA FRANCA CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e CITER – Centro de Investigação de Teologia e Estudos da Religião. https://orcid.org/0000-0002-3892-6170
  • RUI MARTINS CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.47357

Palavras-chave:

Comunicação, radicalismos religiosos, terrorismo

Resumo

Os midia, as novas tecnologias e as redes sociais, encontram-se no epicentro da comunicação que tanto pode promover valores religiosos de partilha, cooperação e afetividade civilizacional, como podem ser instrumentalizados por leituras mais radicalizadas que apelam a atitudes identitárias extremistas. Este é o domínio dos grupos terroristas que assentam a sua ideologia em leituras enviesadas dos textos sagrados e promovem mensagens de violência e ódio. A resposta a esta radicalização deve passar também pela comunicação e por uma diplomacia cultural que promova a paz.

Biografia do Autor

JOÃO LUÍS FERNANDES, CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX / Universidade de Coimbra e CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX / Universidade de Coimbra e CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

MARGARIDA FRANCA, CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e CITER – Centro de Investigação de Teologia e Estudos da Religião.

CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e CITER – Centro de Investigação de Teologia e Estudos da Religião.

RUI MARTINS, CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2018-12-16

Como Citar

FERNANDES, J. L., FRANCA, M., & MARTINS, R. (2018). GEOGRAFIA DO PODER, ATORES TRANSNACIONAIS E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE RADICALIZAÇÃO RELIGIOSA. Espaço E Cultura, (44), 149–161. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.47357

Edição

Seção

ARTIGOS