COMUNICAÇÃO DIGITAL E TRADIÇÃO DO VATICANO: DA PROPAGANDA AO “JORNALISMO DE INFLUÊNCIA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.47355

Palavras-chave:

ciências da informação e da comunicação, Vaticano, média de massa, semiótica, tecnologias informatizadas

Resumo

Este artigo explora a forma como a instituição do Vaticano tem utilizado os seus próprios meios de comunicação ao longo da história e após a institucionalização da Secretaria para a Comunicação (junho de 2015) criada especialmente para comunicar através do meio digital (websites, redes sociais). Estudando, por um lado, os antigos sites do Osservatore Romano (imprensa escrita do Vaticano) (http://www.osservatoreromano.va/), da Radio Vaticana (http://fr.radiovaticana.va/) e do Centro Televisivo do Vaticano (CTV) e, por outro lado, o novo portal Vatican News (http://www.vaticannews.va/) on-line desde janeiro de 2018, pretende-se defender a hipótese segundo a qual a comunicação institucional do Vaticano se insere num chamado jornalismo de influência ou constitui uma forma de mídia das fontes no sentido proposto por Francisco Sant'Anna (2006, 2007). Como tem evoluído essa comunicação institucional e corporativa ao longo dos tempos e até muito recentemente com a abertura do novo portal web Vatican News? Inicialmente propomos, numa perspectiva genealógica, uma revisão histórica dos meios de comunicação do Vaticano e da sua utilização para tentar perceber de que forma a reflexão cristã católica se modifica a partir da utilização da Internet. De facto, o atual desafio colocado pelas tecnologias informatizadas permite à instituição do Vaticano procurar entrar no debate público em vez de permanecer isolada em termos de comunicação, num contexto em que ela é alvo de intensos ataques e críticas, acompanhados de um certo eco mediático.

Biografia do Autor

MÁRCIA MARAT GRILO, Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal/SIC

Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal/SIC. Lab Méditerranée - Université Côte d’Azur, France. Portalegre Polytechnic Institute - School of Education and Social Sciences, Portugal / SIC. Lab Méditerranée - Université Côte d'Azur, France.

ANGELA ANZELMO, CeReS – Université de Limoges, France/Coris – Università degli studi Roma Sapienza, Italia.

CeReS – Université de Limoges, France/Coris – Università degli studi Roma Sapienza, Italia.

DAVID DOUYÈRE, Prim – Université de Tours, France.

Prim – Université de Tours, France. E-mail: david.douyere@gmail.com

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Publicado

2018-12-16

Como Citar

GRILO, M. M., ANZELMO, A., & DOUYÈRE, D. (2018). COMUNICAÇÃO DIGITAL E TRADIÇÃO DO VATICANO: DA PROPAGANDA AO “JORNALISMO DE INFLUÊNCIA”. Espaço E Cultura, (44), 93–123. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.47355

Edição

Seção

ARTIGOS