RELIGIÃO E MÍDIAS SOCIAIS: DES(RE)TERRITORIALIZAÇÕES NO CIBERESPAÇO

Autores

  • PAULO AFONSO DIAS DE LIMA Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.46722

Palavras-chave:

Religião, ciberespaço, hipermodernidade, des(re)territorializações

Resumo

O presente artigo versa sobre a relação entre religião, ciberespaço e território, uma discussão introdutória que não se encerra neste texto. A metodologia foi pautada principalmente na revisão bibliográfica – matrizes teóricas acerca da dimensão política da religião, assim como sua relação com os processos em curso na pós-modernidade e território – e parte de uma etnografia virtual, visando relacionar a teoria com alguns exemplos. A partir da realização deste trabalho compreendemos como as religiões com suporte das novas tecnologias estão se inserindo neste novo contexto social e agindo através de um caráter político-territorial no ciberespaço. Esse trabalho mostra também a proximidade entre espaço virtual e real, trazendo possibilidade de novas significações para o espaço na contemporaneidade e para o avanço desses estudos na ciência geográfica.

Biografia do Autor

PAULO AFONSO DIAS DE LIMA, Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

 

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

LIMA, P. A. D. D. (2017). RELIGIÃO E MÍDIAS SOCIAIS: DES(RE)TERRITORIALIZAÇÕES NO CIBERESPAÇO. Espaço E Cultura, (42), 44–61. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.46722

Edição

Seção

ARTIGOS