REDE "IDEOLOGIZADA"? GÊNERO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E CONVICÇÕES RELIGIOSAS EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS NO FACEBOOK

CÉSAR PORTANTIOLO MAIA, MAÍRA BITTENCOURT, DONIZETE RODRIGUES

Resumo


Um dos temas em destaque, no debate público brasileiro, é o que se convencionou chamar de "ideologia de gênero". Essa definição, por mais controversa que possa ser, é utilizada em debates por diferentes grupos e organizações sociais tendo, em alguns casos, carácter religioso. Assim, este artigo tem como objetivo a análise de discussões nas redes sociais que envolvam esta temática e que estejam relacionadas a aspectos religiosos, destacando-se duas propostas principais a) elucidar os sentidos atribuídos ao termo “ideologia de gênero” e b) discutir sociologicamente em que nível estas manifestações podem ser percebidas como uma forma de participação social e exercício da cidadania.

 


Palavras-chave


Gênero; Ideologia; Religião; Participação Social; Cidadania

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DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.46721

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