CONFLUÊNCIA POLÍTICA, RELIGIOSA E MIDIÁTICA: OS LAÇOS DAS REDES PAULISTAS DE TELEVISÃO CATÓLICA NO CONGRESSO NACIONAL

GIULLIANO PLACERES

Resumo


O presente artigo analisa o apoio político mútuo decorrido entre parlamentares e representantes das quatro maiores redes de televisão católicas brasileiras: TV Aparecida, Canção Nova, Rede Vida e TV Século XXI. Aponta-se a atuação de atores sociais em prol de tais canais televisivos e, igualmente, o apoio político-eleitoral que eles recebem dessas redes. O fomento e patrocínio institucional para a criação de tais canais faz parte, sobretudo da estratégia católica de atuar em contrapartida ao relevante avanço das denominações evangélicas e conjuntamente dar suporte ao seu principal movimento, a Renovação Carismática Católica (RCC). A este contexto estão diretamente relacionadas à eleição de parlamentares no Congresso Nacional com ostensiva identidade católica, ligados sobremaneira à RCC. A partir de pesquisa de campo e sistemática consulta bibliográfica destacam-se, alianças entre políticos e clérigos católicos, concessão e outorga de emissoras de TV por parte do governo federal e processos eleitorais. Tal conjunto de fatores resulta em que tais veículos comunicativos exerçam papel significativo no mercado religioso brasileiro, contribuindo para que a contínua evasão católica não fosse ainda maior.

Palavras-chave


Religião; RCC; política; emissoras católicas de televisão

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DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.46720

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