VILA UNIÃO: BAIRRO, MEMÓRIAS E TERRITORIALIZAÇÃO

Autores

  • Nildemar Pereira da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Nilson Almino de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.45376

Palavras-chave:

Bairro, Territorialização, Memórias, História oral, região

Resumo

O presente trabalho apresenta a história de ocupação do bairro Vila União, Sobral-CE, a partir das memórias de seus moradores, pensando suas agências na territorialização do lugar. Assim, pretende-se identificar as vivências e as relações de pertencimento dos moradores com o bairro a partir de suas narrativas. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, de campo e, especialmente, a história oral. Por fim, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelos moradores do bairro, é perceptível em suas narrativas os laços de afetividade com o meio em que vivem, apesar dos critérios para justificar essa afetividade serem variados.

Biografia do Autor

Nildemar Pereira da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Geografia da Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC/CE.

Nilson Almino de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC),  Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado em Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor doutor do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Downloads

Publicado

2017-06-18

Como Citar

Pereira da Silva, N., & Almino de Freitas, N. (2017). VILA UNIÃO: BAIRRO, MEMÓRIAS E TERRITORIALIZAÇÃO. Espaço E Cultura, (41), 167–188. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.45376

Edição

Seção

ARTIGOS