LEITURAS DO PODER NA TERCEIRA ERA DA TERRA-MÉDIA: UM ENSAIO BASEADO EM O SENHOR DOS ANÉIS

Autores

  • Rafael da Silva Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC / RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.45375

Palavras-chave:

Senhor dos Anéis, poder, política, soberania

Resumo

O imaginário se estabelece como um campo fértil para o pensamento das múltiplas relações existentes e experienciadas pela realidade humana. Questões associadas à discussão socioeconômica, física, biótica, política, entre outras, podem ser exploradas a partir de construções que possuem, por base, a imaginação. Neste caso, a literatura surge como um dos instrumentos de representação de realidades (des)conhecidas passíveis de serem lidas sob as múltiplas óticas supracitadas. A obra de J. R. R. Tolkien intitulada de “O Senhor dos Anéis” se apresenta como um arquétipo de uma imaginação complexa na qual diferentes sociedades são apresentadas, relacionando-se interna e externamente de múltiplas maneiras. A obra, a partir da sua própria complexidade, apresenta-se como um excelente palco para o desenvolvimento de inúmeros ensaios sobre diferentes esferas que envolvem a própria percepção humana da realidade. Uma das esferas mais discutidas na obra de Tolkien refere-se à dinâmica do poder que pode ser observado na política entre as múltiplas sociedades existentes na Terra-Média.  Neste sentido, o objetivo do presente estudo é analisar, a partir dessa obra, como o poder é encarado por seus múltiplos personagens (e sociedades), bem como compreender que dinâmica possibilitou o surgimento do poder político na Terra-Média.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC / RIO

Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio. Atualmente atua como Professor do quadro complementar no Departamento de Geografia da PUC-Rio lecionando as disciplinas de Cartografia, Geoprocessamento e Saneamento Ambiental. Também atua como professor pesquisador dos grupos de pesquisa GeTERJ (Grupo de Pesquisa Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro), MorkoTektos e NEAC (Núcleos de Estudos em Ambientes Costeiros). 

Downloads

Publicado

2017-06-18

Como Citar

da Silva Nunes, R. (2017). LEITURAS DO PODER NA TERCEIRA ERA DA TERRA-MÉDIA: UM ENSAIO BASEADO EM O SENHOR DOS ANÉIS. Espaço E Cultura, (41), 148–166. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.45375

Edição

Seção

ARTIGOS