SÍTIO VETOR DE FÉ E DE EXPANSÃO URBANA: A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Autores

  • Jackeline de Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.45372

Palavras-chave:

Arqueologia, Cultura material, Expansão urbana, Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Resumo

A partir da abordagem da Arqueologia Histórica, pretendeu-se identificar os diversos atores (humanos e não-humanos) que se fizeram presentes na tessitura das redes estabelecidas na construção do sítio Igreja Nossa Senhora da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro/RJ  bem como, destacar os processos que levaram ao rompimento dos limites do quadrilátero urbano da cidade colonial e a relevância do sítio da Saúde na constituição da paisagem urbana da região.

Biografia do Autor

Jackeline de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel em Arqueologia; Mestre em Arquitetura na área de Preservação do Patrimônio PROARQ/FAU/UFRJ; Doutorado em Arqueologia pelo MAE/USP; Atuou na coordenação e na consultoria de projetos de pesquisa arqueológica no Rio de Janeiro e na Bahia, prestou serviços para empresas privadas e para órgãos ligados a preservação do patrimônio como IPHAN e a UNESCO; atualmente desenvolve pesquisas na  temática arqueologia e paisagem no Grupo de Pesquisa História do Paisagismo e no Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas, ambos ligados a EBA/UFRJ. É professora colaboradora do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio PROARQ/FAU/UFRJ responsável pela linha de pesquisa Arqueologia aplicada em Projetos de Restauração.

Downloads

Publicado

2017-06-18

Como Citar

de Macedo, J. (2017). SÍTIO VETOR DE FÉ E DE EXPANSÃO URBANA: A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE. Espaço E Cultura, (41), 121–147. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.45372

Edição

Seção

ARTIGOS